Jogo da Velha

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Relato 6


Relato 6

Na aula do dia 28/5/2015 foi feita uma breve revisão e avaliação sobre a aula anterior. A turma concordou que foi uma aula produtiva, porém alguns colegas cursistas reconheceram ter dificuldade em acompanhar o grande número de informações apresentadas.
Retomamos o conceito do LibreOffice que é um pacote de Software livre. Dentre os softwares presente neste programa, encontra-se o Writer, um software livre de edição de texto.
Os objetivos de uma das tarefas a ser cumprida na aula em relato era digitar e formatar um breve informe que foram levados pelos colegas cursistas e criar a compatibilidade. Colocamos em prática algumas informações de aulas anteriores como buscar e salvar imagem no Google para inseri-la no corpo de texto, ajustá-la conforme o tamanho apresentado no “bilhete modelo” que nos foi entregue. Nos foi explicada de forma simples e didática a diferença entre os comandos: recortar (“tirar e colocar em outro lugar”); copiar (“criar um clone, uma outra cópia”) e colar (executar o comando anteriormente solicitado: recortar ou copiar).
A segunda missão era criar a compatibilidade. Quando salvamos um arquivo no Writer, automaticamente ele será salvo como .odt, que é um formato, extensão de arquivo de texto do Linux. Para cumprir a atividade bastava ir em Arquivo; Salvar como; Nome (nomear o arquivo) e Salvar. Para criar a compatibilidade deveríamos seguir as mesmas informações, porém, deveríamos verificar o Tipo de arquivo. A informação estava dentro do parêntesis (extensão: .odt), selecionando as opções em Tipo, encontraríamos a opção .doc ou .docx – ambas versões do programa Windows, porém a última é uma versão mais moderna. De forma bem didática, o professor explicou as dificuldades que podem surgir quando não alteramos a extensão do arquivo, ação que nos permite explorá-lo em diferentes programas, Linux ou Windows.
Outra atividade que realizamos foi criar uma tabela conforme a apresentada pelo professor. A tabela em questão deveria conter 5 linhas, 4 colunas com texto e imagem centralizados. Foi uma atividade bem produtiva, pois todos colocamos em prática a ação de buscar imagens no site de busca – Google – e como salvá-las para depois inseri-las numa das colunas da tabela. Me pareceu interessante, pois essa atividade, aparentemente simples, nos permite um leque de possibilidades para a prática pedagógica utilizando tais ferramentas.
A aula relatada foi uma aula importante para o desenvolvimento de atividades relativamente corriqueiras não só para prática pedagógica como também para atividades administrativas como criar um informe, um bilhete, um exercício, uma tabela para conjugar os verbos em diferentes tempos, modo e pessoa, ou outra com várias informações de vocabulário diverso, enfim, tive várias ideias e vislumbrei inúmeras possibilidades para trabalhar em sala. Não vejo a hora de começar a trabalhar com o PowerPoint.

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