Relato
6
Na
aula do dia 28/5/2015 foi feita uma breve revisão e avaliação
sobre a aula anterior. A turma concordou que foi uma aula produtiva,
porém alguns colegas cursistas reconheceram ter dificuldade em
acompanhar o grande número de informações apresentadas.
Retomamos
o conceito do LibreOffice que é um pacote de Software livre. Dentre
os softwares presente neste programa, encontra-se o Writer, um
software livre de edição de texto.
Os
objetivos de uma das tarefas a ser cumprida na aula em relato era
digitar e formatar um breve informe que foram levados pelos colegas
cursistas e criar a compatibilidade. Colocamos em prática algumas
informações de aulas anteriores como buscar e salvar imagem no
Google para inseri-la no corpo de texto, ajustá-la conforme o
tamanho apresentado no “bilhete modelo” que nos foi entregue. Nos
foi explicada de forma simples e didática a diferença entre os
comandos: recortar (“tirar e colocar em outro lugar”); copiar
(“criar um clone, uma outra cópia”) e colar (executar o comando
anteriormente solicitado: recortar ou copiar).
A
segunda missão era criar a compatibilidade. Quando salvamos um
arquivo no Writer, automaticamente ele será salvo como .odt, que é
um formato, extensão de arquivo de texto do Linux. Para cumprir a
atividade bastava ir em Arquivo; Salvar como; Nome (nomear o arquivo)
e Salvar. Para criar a compatibilidade deveríamos seguir as mesmas
informações, porém, deveríamos verificar o Tipo de arquivo. A
informação estava dentro do parêntesis (extensão: .odt),
selecionando as opções em Tipo, encontraríamos a opção .doc ou
.docx – ambas versões do programa Windows, porém a última é uma
versão mais moderna. De forma bem didática, o professor explicou as
dificuldades que podem surgir quando não alteramos a extensão do
arquivo, ação que nos permite explorá-lo em diferentes programas,
Linux ou Windows.
Outra
atividade que realizamos foi criar uma tabela conforme a apresentada
pelo professor. A tabela em questão deveria conter 5 linhas, 4
colunas com texto e imagem centralizados. Foi uma atividade bem
produtiva, pois todos colocamos em prática a ação de buscar
imagens no site de busca – Google – e como salvá-las para depois
inseri-las numa das colunas da tabela. Me pareceu interessante, pois
essa atividade, aparentemente simples, nos permite um leque de
possibilidades para a prática pedagógica utilizando tais
ferramentas.
A
aula relatada foi uma aula importante para o desenvolvimento de
atividades relativamente corriqueiras não só para prática
pedagógica como também para atividades administrativas como criar
um informe, um bilhete, um exercício, uma tabela para conjugar os
verbos em diferentes tempos, modo e pessoa, ou outra com várias
informações de vocabulário diverso, enfim, tive várias ideias e
vislumbrei inúmeras possibilidades para trabalhar em sala. Não vejo
a hora de começar a trabalhar com o PowerPoint.
Nenhum comentário:
Postar um comentário