Jogo da Velha

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Relato 7


Relato 7

A aula começou com uma dinâmica da música “Faltando um pedaço” de Djavan com o objetivo de estabelecer uma relação lógica entre trechos da música.
Em seguida vimos as diferenças conceituais e práticas entre link, hipertexto e hiperlink. Cada um possui funções diferentes: o Link estabelece uma ligação, uma conexão, por exemplo, a uma página da Web; o hiperlink pode estabelecer uma conexão com um arquivo, com um link ou com um hipertexto.
Me pareceu interessante o exemplo da navegação pelo Wikipedia, que é uma página livre, que pode ser alterada por qualquer pessoa, não sendo assim um local de busca confiável. Essa enciclopédia virtual pode apresentar-nos várias informações. O que nos permite explorá-las são os diversos links e hiperlinks que estão presentes nessa página web. Identificamos um hiperlink ou link diferenciando as palavras que aparecem em azul e ao aproximar o mouse delas observamos que aparece uma mão que ao clicar nos direciona a diferentes caminhos. No entanto, o professor nos chamou a atenção no que se refere a navegação à deriva, quando começamos a transitar por vários caminhos, o que muitas vezes pode nos impedir de alcançar o nosso objetivo por conta da falta de foco.
Aprendemos como criar um hiperlink. O professor digitou o nome BANCO REGIONAL DE BRASÍLIA e buscou um endereço de uma página web, o copiou e ao selecionar a palavra digitada, foi até Inserir, Hiperlink, colou o endereço no destino e clicou em Aplicar. Antes observamos que a opção Internet estava destacada. Esta ação só era possível se houvesse acesso à Internet, assim tivemos uma breve explicação sobre Internet e Intranet. Acessamos a partir dos Desktops do laboratório ao material disponível num ambiente interno compartilhado apenas pelo nosso grupo e o professor, Intranet, e realizamos a atividade de inserir arquivos de imagens ao arquivo de texto com a música do Djavan do princípio da aula. O caminho era mesmo descrito anteriormente, no entanto teríamos que observar se o campo Documento estava selecionado.
Me pareceu interessante a devolutiva acerca do trabalho anterior sobre a pesquisa do uso das TICs nas escolas e o upload do trabalho no ambiente E-proinfo. Inclusive a construção do conhecimento por meio do erro. Não tinha nem ideia de que internet não era uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação.
Lemos um texto que nos levava a vários caminhos por meio dos hiperlinks e hipertextos o que me permitiu vislumbrar várias possibilidades de trabalhar vocabulário, composição textual, entre outras possibilidades explorando essas ferramentas, inclusive utilizando um espaço nas escolas pouco utilizado que é o laboratório. Mais uma vez, a aula me pareceu prática, muito útil e produtiva. Espero utilizá-la nas minhas aulas, ideias são muitas, falta colocá-las em prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário