A
aula começou com uma dinâmica da música “Faltando um pedaço”
de Djavan com o objetivo de estabelecer uma relação lógica entre
trechos da música.
Em
seguida vimos as diferenças conceituais e práticas entre link,
hipertexto e hiperlink. Cada um possui funções diferentes: o Link
estabelece uma ligação, uma conexão, por exemplo, a uma página da
Web; o hiperlink pode estabelecer uma conexão com um arquivo, com um
link ou com um hipertexto.
Me
pareceu interessante o exemplo da navegação pelo Wikipedia, que é
uma página livre, que pode ser alterada por qualquer pessoa, não
sendo assim um local de busca confiável. Essa enciclopédia virtual
pode apresentar-nos várias informações. O que nos permite
explorá-las são os diversos links e hiperlinks que estão presentes
nessa página web. Identificamos um hiperlink ou link diferenciando
as palavras que aparecem em azul e ao aproximar o mouse delas
observamos que aparece uma mão que ao clicar nos direciona a
diferentes caminhos. No entanto, o professor nos chamou a atenção
no que se refere a navegação à deriva, quando começamos a
transitar por vários caminhos, o que muitas vezes pode nos impedir
de alcançar o nosso objetivo por conta da falta de foco.
Aprendemos
como criar um hiperlink. O professor digitou o nome BANCO REGIONAL DE
BRASÍLIA e buscou um endereço de uma página web, o copiou e ao
selecionar a palavra digitada, foi até Inserir, Hiperlink, colou o
endereço no destino e clicou em Aplicar. Antes observamos que a
opção Internet estava destacada. Esta ação só era possível se
houvesse acesso à Internet, assim tivemos uma breve explicação
sobre Internet e Intranet. Acessamos a partir dos Desktops do
laboratório ao material disponível num ambiente interno
compartilhado apenas pelo nosso grupo e o professor, Intranet, e
realizamos a atividade de inserir arquivos de imagens ao arquivo de
texto com a música do Djavan do princípio da aula. O caminho era
mesmo descrito anteriormente, no entanto teríamos que observar se o
campo Documento estava selecionado.
Me
pareceu interessante a devolutiva acerca do trabalho anterior sobre a
pesquisa do uso das TICs nas escolas e o upload do trabalho no
ambiente E-proinfo. Inclusive a construção do conhecimento por meio
do erro. Não tinha nem ideia de que internet não era uma ferramenta
de tecnologia da informação e comunicação.
Lemos
um texto que nos levava a vários caminhos por meio dos hiperlinks e
hipertextos o que me permitiu vislumbrar várias possibilidades de
trabalhar vocabulário, composição textual, entre outras
possibilidades explorando essas ferramentas, inclusive utilizando um
espaço nas escolas pouco utilizado que é o laboratório. Mais uma
vez, a aula me pareceu prática, muito útil e produtiva. Espero
utilizá-la nas minhas aulas, ideias são muitas, falta colocá-las
em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário